Montagem de painel elétrico, como fazer?

Montagem de painel elétrico, como fazer?

Você certamente já ouviu falar em painel elétrico, mas você sabe o que é um painel elétrico? Sabe como é feito a sua montagem? Sabe quais são os cuidados e as dicas para fazer a sua instalação? O Mundo da Elétrica nesse artigo traz tudo isso para você ficar por dentro de como é feita a montagem do painel elétrico da sua residência, comércio ou indústria. Então, vamos lá pessoal!

O que é um painel elétrico

Um painel elétrico contém vários componentes que auxiliam o acionamento de uma máquina. Por este motivo, a montagem de um painel elétrico geralmente é mais complexo do que você pode imaginar.

De uma forma geral, os painéis de comados elétricos possuem alguns componentes que são mais comuns de serem encontrados, e outros que são mais específicos. Como exemplos de componentes instalados nos painéis, podemos citar:

  • Contadores
  • Relés
  • Bornes
  • Sinaleiros
  • Chave comutadora
  • Alarme
  • Soft starter dentre outros

Dicas para a montagem do painel elétrico

A montagem do painel elétrico começa pelo circuito de potência. Depois dessa parte é preciso manter a atenção para o tamanho do quadro interno, pois ele é responsável pela proteção e distribuição dos componentes elétricos.

Tendo em vista isto, é importante também se atentar as necessidades técnica, pois a segurança é de extrema importância.

No momento da montagem, é necessário ficar atento ao designer e organização dos comandos. Pense também em soluções para futuras limpezas e manutenções.

Faça a instalação de condutores que seguem às normas da ABNT, e escolha por materiais de boa qualidade para não ter problemas futuros.

Montagem do painel elétrico

O ponto para ser verificado antes da instalação é o tamanho do quadro interno, como já citado acima. Esse quadro na maior parte das vezes tem a cor laranja, ele serve para a proteção geral do painel e distribuição dos componentes, então por esse motivo é necessário ter certeza que o quadro vá atender as instalações técnicas, designer e segurança.

As canaletas feitas de material plástico possuem a função de organizar os condutores que forem usados no painel. Portanto, a sua instalação deve ser estratégica e precisa encaixar todos os pontos uniformemente para que não tenha espaços aparentes.

Além disso, é importante colocar as canaletas em volta dos componentes, para que o cabeamento que ficar exposto seja apenas os que forem fazer a conexão com os componentes do painel.

Os terminais e ilhós devem ser escolhidos de forma rigorosa, de acordo com a seção de cada cabo e o tipo de conexão. Tenha um crimpador em boas condições de uso, pois também irá fazer diferença na fixação dos conectores.

Além dos condutores estarem dimensionados da forma certa para cada função no painel, eles devem estar identificado com anilhas, cada cabo com a sua identificação. Os cabos anilhados devem ser os mais organizados na canaleta, assim facilitando as manutenções futuras.

Todo painel elétrico deve ter seu desenho de controle, porque assim quando for necessária fazer manutenção, para que ela seja feita da melhor forma possível e sem eventuais dificuldades para quem fizer a instalação do painel.

 

Abrindo o painel elétrico, você precisa retirar todo o fundo alaranjado do mesmo, pois é ali onde a maior parte do trabalho será realizado.

As ferramentas que você provavelmente vai utilizar nessa montagem são:

  • Rebitadeira
  • Rebites
  • Esquadro
  • Trena
  • Arco de serra
  • Parafusadeira
  • Furadeira
  • Brocas
  • Serra copo na medida das botoeiras
  • Serra tico-tico

No fundo do painel será instalado os trilhos e as canaletas, onde costuma ser separados e centralizado em três divisões. Elas são para comportar os componentes e podem ter a seguinte ordem:

  • Disjuntores e fusíveis no primeiro trilho.
  • Contatores e relés temporizadores irá no trilho do meio.
  • A borneira de fiação que ficará em um terceiro trilho.
Marque nas pontas dos trilhos centralizados os locais onde serão inseridos os rebites. Após essa marcação você irá fazer a mesma coisa com as canaletas, lembrando também de marcar o centro de cada uma delas.

Após as marcações, rebite usando a rebitadeira. Logo depois de estar com todas as partes das canaletas rebitadas, você poderá colocar os componentes nos trilhos correspondentes conforme citado acima.

Na tampa do painel fica as botoeiras, sinaleiros e outras interfaces. Os sinaleiros são usados para indicar determinadas situações de acordo com a sua cor, onde a vermelha irá sinalizar que está desligado, verde que está ligado e amarelo que indica uma falha. Você deverá dividir e centralizar onde os componentes irão ficar.

Para colocar os LED’s, utilize a serra copo junto da furadeira para chegar à medida certa das botoeiras e sinalizadores.

Também será necessário fazer a instalação de pequenas canaletas na porta do painel elétrico, obtendo um melhor acabamento. Para colocar as canaletas na porta, você poderá utilizar fita dupla face, pois será mais fácil e não será necessário furar.

Já com a instalação de todos os trilhos e canaletas, além de ter feito a instalação da porta e encaixar todos os componentes, então já será possível começar a etapa de conexão dos cabos. Nesse caso você deve seguir passo a passo o diagrama de comandos e anilhas da maneira correta.

Com a explicação dada no artigo e o vídeo a seguir, você já saberá como fazer a montagem de um painel elétrico. Caso ainda tenha dúvidas ou receio em fazer essa montagem, é recomendado que consulte as normas, livros técnicos e outros profissionais da área.

Fonte: Mundo da elétrica